quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Balaio de gatos precisa de sua ajuda

Maila foi abandona na rua pelo antigo dono. Com os filhotes recém nascidos, ela chegou ao Balaio de Gatos em situação debilitada, muito magra e quase sem andar. Hoje ela está
linda, forte, bem alimentada e a espera de um novo lar. Assim como ela, dezenas de outros gatos maltratados pelos antigos donos ou abandonados nas ruas recebem abrigo e cuidados da protetora de animais Giane Farias, que resolveu dedicar-se em tempo integral aos bichanos.
Segundo ela, o Balaio de Gatos foi fundado a cerca de dois anos, mas o trabalho com animais existe há mais quinze, quando ela trabalhava em uma clinica veterinária.
"Sempre fui apaixonada por animais. Não consigo ver um bichinho abandonado e não socorrer, dar proteção a ele". De acordo com Giane, a história de Maila não é a única. A maioria dos gatos recolhidos por ela e pelo marido apresenta sintomas de maus tratos ou alguma doença. Com todo o apoio e o carinho oferecido aos bichos, felizmente a maioria consegue se recuperar. Além dos bichanos, Giane também recolhe e abriga alguns cachorros. "A maioria deles a gente encontra em péssimo estado de saúde. Então os levamos ao veterinário e recebemos apoio dos colaboradores para comprar a medicação", explicou.
Adoção
O trabalho exercido por Giane seria ainda mais recompensador caso a comunidade pudesse ajudar, adotando os animais. "A procura pela adoção é muito pequena. As pessoas nunca querem animais adultos ou com qualquer problema de saúde", declarou. Para ela, a mudança de comportamento da sociedade é o primeiro caminho para resolver a situação. "Ainda que todos os animais sejam tratados e recebam medicação em caso de doença, a maioria prefere cachorro ou gato de raça", disse.
Para abrigar cães e gatos na própria residência, Giane precisou construir espaços adequados para os animais. No entanto, devido a grande demanda de bichanos, a situação passa a ser delicada. "Recebemos a doação de telhas para a construção de um gatil, mas ainda precisamos da ajuda de colaboradores que possam doar materiais de construção". Segundo ela, o novo espaço a ser construído terá em média 80 metros quadrados.
Colaboração
O Balaio de Gatos sobrevive da renda da família Farias e da colaboração de poucos voluntários. "Toda e qualquer ajuda é bem vinda. Precisamos muito do apoio das pessoas, desde a doação de jornais e ração até o pagamento de consultas no veterinário",
afirmou.
Por mês são gastos 120 quilos de ração para gatos e mais 40 quilos de ração para cães. A lista inclui ainda mantas e lençóis, medicamentos, consultas, e materiais de limpeza como água sanitária, sacos de lixo, desinfetantes, sabão em pó, detergente, vassouras e rodos.
No momento, o Balaio de Gatos também necessita de um aparelho de liquidificador, onde os protetores fazem o leite caseiro especial para os recém nascidos.
Todos os interessados em colaborar, oferecendo um novo lar aos gatos e cachorros ou ainda contribuindo com as despesas dos animais podem entrar em contato com a protetora Giane Farias pelo telefone: (45) 8415-3656

Nenhum comentário:

Postar um comentário